Valorizamos as Pessoas. Ligue 210 415 955

Certificação


Designa-se "certificação técnica" toda a adquirida pela execução bem sucedida de testes de fabricantes nos centros Prometric e VUE. A certificação pode ser singular ou de uma só matéria, caso em que se efetua normalmente apenas um exame, ou, pela associação de diversos exames e matérias, conferir graus superiores de especialização.
 
A certificação técnica é, salvo exceções, pessoal e intransmissível; confere aos profissionais de IT e de Gestão de Projetos reconhecimento internacional.
 
Vantagens para o indivíduo:  quem a alcança vê aumentar o seu valor curricular e, em muitos casos, melhorar o reconhecimento e a sua notoriedade/credibilidade no contexto profissional.
 
Vantagens para a entidade patronal: a existência nos quadros de profissionais certificados é um fator de diferenciação e o garante de possuir profissionais que viram os seus conhecimentos sujeitos a testes isentos e independentes; nalguns casos, é mesmo obrigatória para o cumprimento de acordos/contratos de parceria.
 
A Prisma pode organizar eventos de testes nas instalações duma só empresa.
 
Possui ainda um centro de testes Prometric aberto ao público de 3ª a 6ª fª, das 10 às 17h. Contacte instituto@prisma.pt.

Certificação (técnica):

1. O que é?
2. Quais as vantagens para o indivíduo e para a empresa?
3. Quem pode obtê-la?
4. Quanto custa?
5. O que devo fazer?
6. Porquê usar o centro de testes da Prisma?
7. Sou certificado; e agora?

1. O que é?

Designa-se "certificação" (técnica, por oposição à profissional) toda a adquirida pela execução bem sucedida de testes, normalmente efetuados online.

O grau de certificação obtido é igual em todo o mundo e, por conseguinte, válido internacionalmente.

A Prisma é um centro de testes da multinacional Prometric (1).


2. Quais as vantagens para o indivíduo e para a empresa?

A certificação técnica é, salvo exceções, pessoal e intransmissível; confere aos profissionais de IT e de Gestão de Projetos um reconhecimento internacional e uma inegável mais valia curricular. Além disso, os profissionais certifiados são mais respeitados e reconhecidos por colegas e superiores hierárquicos.

Ao ter acesso a recursos exclusivos, depois de certificados e enquanto se mantiverem assim sao ainda detentores de informações em primeira mão sobre o que de novo se passa e se vai passar, nas respetivas áreas.

Os profissionais certificados são, também, uma importante mais valia para as empresas que os empreguem; aumentam a credibilidade da entidade patronal, permitem-lhe a manutenção de certas parcerias e constituem muitas vezes fator de diferenciação face aos clientes e face a cadernos de encargos.


3. Quem pode ser um profissional certificado?

Todos os individuos que reunam os pre-requisitos podem candidatar-se aos testes.

Atualmente, há já certificações “de entrada” (caso do CAPM, no PMI ou do MTA, na Microsoft, por exemplo) que permitem a candidatos que não são duma determinada área (nos casos citados, Gestão de Projetos e IT, respetivamente), mas desejam enveredar por ela, iniciar o seu percurso e/ou diversificar as suas competências.

Neste site encontra toda a informação de que necessita, certificação a certificação, sobre os pre-requisitos. Consulte “O que devo fazer?” para mais detalhes.


4. Quanto custa?

Nos programas de formação exclusivos da Prisma, os testes já estão incluidos (Fast-Track, Happy Hour e A Formação Dá-te Asas); não terá que pagar mais nada.

O preço dum teste varia consoante o seu tipo e quem o criou; na Prisma, os testes podem custar desde 125 (nível de entrada das certificações Microsoft) a 490€ (PMI) (2), mas estes valores podem ser ajustados pelo fabricante a qualquer momento.


5. O que devo fazer?

Os passos para o sucesso na certificação são simples:

Escolher!

Precisa de ajuda?

Ligue 21 0492590

instituto@prisma.pt


Consulte aqui os percursos de certificação dos principais parceiros da Prisma, a Microsoft e o PMI:

1) Microsoft

a) Está a iniciar a sua incursão pelo mundo das IT?
A nova certificação Microsoft Technology Associate (MTA) valida e garante que sabe o que é preciso e reconhecido pelo mercado. Obtenha aqui o resumo dos percursos de entrada possiveis.

b) Já é um MTA e deseja prosseguir a sua certificação? OU: Já é um professional de IT e quer certificar-se? Estas são as certificações de IT mais procuradas, atualmente, no mundo:

MCSE: Server Infrastructure
MCSE: Data Platform
MCSA: Windows Server 2012
MCSA: SQL Server 2012
MCSD
MCITP (a descontinuar durante 2014)



2) PMI – Project Management Institute

É muito importante que valide se possui os pre-requisitos necessários antes de decidir qual a certificação mais apropriada para si. Veja a tabela resumo aqui.

a) Está a iniciar a sua incursão pela gestão de projetos? A certificação Certified Associated of Project Management – CAPM®, valida e garante que sabe o que é preciso e reconhecido pelo mercado.

b) Já é um teamleader ou um gestor de projetos com experiência e deseja juntar-se aos clube dos ainda raros profissionais certificados Project Management Professional – PMP®?

c) É um especialista funcional (não propriamente um gestor de projetos) e gostaria de ver esse conhecimento, tão crítico, reconhecido? Estas certificações são para si:

Program Management Professional (PgMP)®
Portfolio Management Professional (PfMP)SM
PMI Agile Certified Practitioner (PMI-ACP)®
PMI Risk Management Professional (PMI-RMP)®
PMI Scheduling Professional (PMI-SP)®
OPM3® Professional Certification

Preparar-se!

Sim, além de fazer simulações, estudar é mesmo recomendado e é um fator decisivo para passar no exame. Na Prisma encontra pelo menos 3 tipos de soluções, consoante você seja realmente um profissional já muito experiente, um profissional em crescimento, ou um iniciante.

"[The exams] were tough! It's not just about memorizing questions, it's not about knowing the topic—it is about what you know about the product. It is definitely reflecting real life.”
Erdal Ozkaya | MCT | Australia, in www.microsoft.com

- Sente-se confiante e/ou tem alguma experiência no tema em que escolheu certificar-se? Veja os nossos Fast-Track.

- Está agora a começar e ainda não tem experiência? Sugerimos a formação tradicional, consulte a nossa oferta certificada de IT e/ou de Gestão de Projetos ou o nosso Happy Hour.

- É um(a) “Pro”; não gosta de “chumbar” no exame e só precisa mesmo duma “lavagem intensiva ao cérebro”: inscreva-se para receber informações sobre o evento “A Formação Dá-te Asas!”.

Inscrever-se!

Inscrever-se!

Se frequentar um dos nossos Fast-Track ou for ao evento “A Formação Dá-te Asas!” não precisa preocupar-se porque nós tratamos de tudo.

Quer pagar com cartão de crédito: pode inscrever-se diretamente no site da Prometric e escolher o dia/hora em que deseja agendar/fazer o seu teste na Prisma.

Quer pagar por transferência bancária e/ou cheque: Preencha a Ficha de Inscrição para Exame. A Prisma trata da sua inscrição.

Arrumar o que necessita levar e descansar! No dia do seu teste deverá levar 2 documentos oficiais com fotografia atualizada; não poderá levar nenhum material ou equipamento para a sala do centro de testes. Tudo o que necessita, incluindo calculadoras ou papel de rascunho, será fornecido pelo(a) Administrador(a) do centro de testes.

E, como acontece antes de todas as ocasiões importantes na vida, permita-se uma boa noite de sono e descanso antes do seu teste. Está provado que isso faz muita diferença!

Chegue cedo! Assim será menos sujeito a stress caso surja algum imprevisto.




6. Porquê usar os centros de testes da Prisma?

Porque:

• PT41: sito na Rua D.João V em Lisboa, é novo, central e moderno, acessivel por vários transportes, possui estacionamento e acesso a restauração e amplas zonas de bem-estar; está aberto diariamente das 10 às 17h;

• PT8C: centro de testes móvel, que permite organizar eventos de testes em qualquer lado do país e/ou para uma só empresa. A Prisma levará todo o equipamento necessário.


7. Sou Certificado; e agora?

Parabéns! Informe a sua entidade patronal e actualize o seu curricula. E mantenha-se atento porque as certificações são garante de conhecimento e atualidade e, portanto, têm por vezes validade associada ao produto ou tecnologia a que se referem. É, pois, provável que tenha que se re-certificar dentro de 2 ou, alguns casos, 3 anos. Consulte as certificações mais procuradas no mundo, acima, na rubrica “Escolher”, para indicações sobre a validade de cada uma; e mantenha-se ligado à Prisma para beneficiar dos novos programas e atualizações ao seu dispor. Finalmente: não se esqueça de tirar proveito dos recursos acessíveis apenas para si, profissional certificado!



(1) Prometric, a wholly-owned subsidiary of ETS, is the recognized global leader in technology-enabled testing and assessment services. Its comprehensive suite of services, including test development, test delivery and data management capabilities, allows clients to develop and launch global testing programs as well as accurately measure program results and data. Prometric reliably delivers and administers tests on behalf of 450 clients in the academic, professional, healthcare, government, corporate and information technology markets. For more information, please visit www.prometric.com.

(2) A todos os valores acresce o IVA à taxa legal em vigor.


Siga-nos


Newsletter

Contactos

Espaço Amoreiras - Centro Empresarial

Leap Center - 1.03

Rua D. João V, nº 24, Escritório E.13

1250-091 Lisboa


Tlf.: +351 210 415 955

Fax.: +351 210 415 929

Email: instituto@prisma.pt

© 2018 Todos os direitos reservados